sábado, 6 de abril de 2013

Protesto!


Protesto

Saúdo aos irmãos e irmãs na fé no Cristo ressurreto com as palavras do Apóstolo Paulo: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os seres humanos”. 1Co 15.19.

Venho através deste breve texto externar a minha revolta pelo desrespeito para com os valores cristãos ocorridos com a organização do festival de rock lollapalooza. Não estou criticando o gosto por este estilo musical e muito menos quem participa de tais festivais. A minha indignação é quanto à escolha da data. Martin Lutero já dizia em 1530: "Quem não tem a Sexta Feira Santa e o dia de Páscoa, não tem um dia bom no ano! Isso quer dizer: Quem não crê que Cristo sofreu e ressuscitou por ele, está acabado".

A data magna da cristandade é a Páscoa. Se Cristo não tivesse sido ressuscitado por Deus, nós não teríamos nada para anunciar. Sem a Páscoa, a igreja cristã não teria razão de existir. Cristo ressuscitou, logo, nós também ressuscitaremos algum dia. Na Páscoa fomos feitos herdeiros da vitória conquistada por Jesus. O natal faz sentido por causa da Páscoa. Se Jesus Cristo não tivesse ressuscitado, então Jesus teria sido um grande profeta e nada mais. A morte teria posto fim a tudo; mas, pelo contrário, Jesus é o primogênito. Ele vive, logo, nós também viveremos.

Percebe-se que este mundo pós-moderno busca dissolver valores: o valor da família, da igreja cristã, valores humanos, etc. o único valor que importa para este mundo moderno é o das cifras do dinheiro. Mercados já não fecham na sexta-feira Santa. A lógica do mercado é que todo dia é dia de faturar e por isso atropela-se datas sagradas. E o sagrado já não existe mais. Muitos órgãos não podem parar de funcionar, exemplo dos hospitais.

Quaresma e Semana Santa, juntos, são um tempo de reflexão e introspecção. São também um tempo de encontro familiar. Quantos pais e mães ficaram sem seus filhos e filhas nesta sexta-feira Santa e Páscoa, pois os seus queridos/as estavam no festival. Vejo-me numa situação em que não posso me calar. Tenho a certeza de que o festival de rock lollapalooza, tendo início na sexta-feira santa, é uma afronta aos valores cristãos. O ano tem pelo menos mais 50 finais de semana: será que não haveria outro final de semana para fazer este festival? Meus amigos e minhas amigas, o festival tirou o foco das atenções da sexta-feira santa, do sábado de Aleluia e da Páscoa.

Conclamo a você, pessoa cristã, a protestar contra este episódio e outros que vierem a acontecer. Não podemos nos calar, temos que chamar a atenção dos organizadores deste evento para que isso não se repita mais vezes. Está na hora de manifestarmo-nos contra tal desrespeito com os valores cristãos. O Brasil é um país religioso. Segundo, dados do IBGE, mais de 80% de sua população segue alguma denominação cristã.
Os valores cristãos estão à míngua. Chega de desrespeito. Chega de tripudiação. Irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus, não calem! Manifestem-se! Fica a pergunta para a reflexão: vamos abrir mão de todos os nossos valores? Vamos deixar tudo se esvair como água que vai pelo ralo? Quais são os valores que estamos assumindo no lugar dos valores cristãos? O valor das cifras ($)?

Fica aqui registrado o meu sentimento de indignação diante desta situação. Faço uso das palavras do profeta, reescritas num hino: Tenho que gritar, tenho que arriscar. Ai de mim se não o faço. Como escapar de Ti, como calar, se tua voz arde em meu peito? (hino: 58; Hinário: O povo canta da PPL)

Faço um convite aos leitores/as para que expressem as suas opiniões sobre o assunto. Lembrando que o problema não é o festival, mas todas as coisas que são realizadas em datas religiosas e que não as respeitam.

Jonas Krause, Ministro candidato ao ministério pastoral com ordenação na IECLB– Abril de 2013, Igrejinha, RS