terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Advento: tempo de luzes!




Gn 1.3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.
Sl 4.6 Levanta, Senhor, sobre nós a luz do teu rosto.
Is 2:5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor. 
Is 9:2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. 
Mq 7.8 Não te alegres, inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz.
Mt 4.16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.  
Mt 5.14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; 
Lc 2.32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. 

Prezados irmãos e irmãs na Fé. Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja com cada um de nós.

Como é importante a luz na nossa vida. Nós, muitas vezes, não nos damos conta desta maravilha que temos em nossas mãos e que podemos dominar. Que alívio (a gente sente) quando estamos no escuro, perdidos e, de repente, conseguimos encontrar. Todo o ambiente a nossa volta se ilumina.  

Quem de nós não teve medo da escuridão na sua infância? Quantas vezes os nossos pais e mães precisaram deixar uma luz acesa no nosso quarto por termos medo da escuridão? A luz é algo fantástico, maravilhoso, estupendo, magnífico. A luz espanta a escuridão a nossa volta. A luz nos orienta, faz com que reconheçamos uma pessoa, um lugar, pois ela ilumina tudo a nossa volta.
A luz é maravilhosa. O nosso corpo precisa da luz solar para poder fabricar certas vitaminas. Se não temos contato com a luz do sol, adoecemos e podemos até morrer. A luz solar faz a plantas crescer. Faz a semente germinar. As frutas que estão expostas diretamente a luz solar são as mais doces. Ainda esses dias estava, conversando com um senhor que é agricultor e ele me disse: “a plantação de arroz precisa de luz solar, senão, o arroz fica amarelo e feio”.

Agora, a luz também é reveladora. Certa vez, havia uma pessoa que morava no porão de uma casa e lá não havia uma lâmpada e muito menos luz solar para iluminar o lugar. Esta pessoa sempre pensava em como seria bom ter uma luz naquele porão. O tempo foi passando. Um dia, a pessoa conseguiu instalar uma lâmpada de luz elétrica naquele quarto. Aquela pessoa estava muito feliz, pois finalmente tinha a tal sonhada luz no seu quarto. mas quando ela ligou a luz, o susto foi grande com o que viu. Tinha tanta bagunça, tanto entulho, tanta sujeira, ratos, baratas e tantas outras coisas, que aquela pessoa não queria mais morar ali, sem antes fazer uma boa limpeza e dar uma organizada.

O tempo de advento e de natal é marcado por muitas luzes. Temos milhares, milhões de luzes espalhadas pelas cidades de todo o mundo. Mas porquê tantas luzes? O que elas nos querem dizer? Quem é o real motivo das luzes? Ou deveria ser? Pois o comércio já deturpou, em muito, o real sentido do advento e do natal. Mas quem é o protagonista do Natal?

Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).

Advento é tempo de espera e de preparação. Advento é tempo de deixar-se iluminar pela luz de Cristo e olhar o quarto da nossa vida. Deixar ser iluminado pela luz de Cristo para assim ver o que eu tenho de entulhos, sujeiras, insetos guardados. Advento é tempo de avaliação! É tempo de fazer limpezas, de organizar a nossa vida. Jesus, mais uma vez, quer nascer dentro do nosso coração, na nossa vida. Mas se a nossa vida, o nosso coração está entulhado com velharias, então não haverá lugar para ele ficar. E tudo vai ficar do jeito como está; nada vai mudar.

Vamos comprar presentes, vamos festejar, vamos alegrar-nos superficialmente. Mas, no fundo, sabemos que continuamos as mesmas pessoas e o advento e Natal não mudaram nada ou quase nada na nossa vida.
No fundo, continuamos carregando as mesmas mágoas, os mesmos preconceitos, não nos arrependemos de nada e nem estamos dispostos a pedir perdão ao nosso irmão/irmã e a Deus.

Se você, meu irmão e minha irmã, está numa situação dessas, vá fazer as pazes com aquele ou aquela que você ofendeu. Faça as pazes com a pessoa que te ofendeu, pois se você fizer isto, então, a magia e a luz do Natal de Cristo farão mais sentido em tua vida.

Que Deus nos ajude nas nossas avaliações neste período de advento e de Natal. Que possamos deixar nos iluminar pela luz de Cristo. Amém
  
Palavra de Bênção  
Que a luz do menino Jesus ilumine os teus passos.
Que a luz do Jesus - ser humano - nos ajude a livrar-nos dos entulhos e das sujeiras que a luz revela.
Que luz de Cristo nos oriente na nossa caminhada de fé.

Abençoado tempo de Advento!

Jonas Krause – Ministro Religioso candidato ao ministério pastoral com ordenação na IECLB (PPHM em Igrejinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário